Blog Z

Professores e alunos engajados nos seus ideais

O começo de um novo ano letivo desperta, naqueles professores e alunos mais entusiasmados, uma expectativa e uma disposição para vivenciar experiências enriquecedoras  compartilhando mais conhecimento.O tempo é propício para fazer novas resoluções, assim, o ingresso em um curso de idiomas pode ser o início ou o reinício de uma etapa de muito aprendizado, sobretudo a ampliação de conhecimentos socioculturais. Ao estudar um segundo idioma fazemos parte de um projeto que exige foco, dedicação e comprometimento. Demanda disponibilidade de tempo para assistir às aulas e realizar tarefas fora da sala de aula. Significa a exposição ao novo, a compreensão de estruturas gramaticais, a aquisição de vocábulos e expressões típicas, a percepção e a pronúncia de sons inexistentes na nossa língua e, como recompensa, o pensar naquele idioma, afinal, este já é um resultado muito positivo, pois significa estar próximo da fluência. Finalmente, requer, a prática da empatia e a vontade de ver o mundo a partir de uma variedade de perspectivas. Hoje, os professores de idiomas e seus alunos têm o privilégio de poder fazer bom uso de diversos recursos existentes. É papel do professor apropriar-se destes recursos, introduzindo questões e elementos que provoquem reflexão acerca dos conteúdos que agregam no processo de aprendizagem. Ademais, um bom planejamento com o uso adequado das ferramentas disponíveis, tais como, softwares, mídias digitais, seriados, filmes, jogos etc, propicia um maior engajamento e uma interação mais rica entre todos os envolvidos no processo de aprendizado.  Pensemos nas vantagens e nos benefícios que um estudante de idiomas poderá ter ao mergulhar em tal projeto:

• Crianças: será uma boa oportunidade para desenvolver a inteligência cognitiva, usar a criatividade e imaginação,  e interagir com mais um grupo de crianças. Aprenderão a comunicar-se sem vícios de linguagem e terão uma pronúncia mais próxima de um nativo. Levando em conta o interesse que elas demonstram, o aprendizado poderá ser ainda mais fácil, rápido e divertido.

• Adolescentes: têm capacidade intelectual e disponibilidade de tempo para estudar na escola e aprender um segundo idioma concomitantemente. Podem fazer uso dos diversos recursos externos e de grande estímulo existentes para a sua idade, como os jogos eletrônicos, seriados, músicas, filmes, videos etc. Participar de programas de intercâmbio pode proporcionar uma experiência única, que os deixarão melhor preparados para inserir-se no mercado de trabalho.

• Adultos: o foco será maior porque estarão buscando uma realização pessoal ou atendendo à uma exigência profissional, por sua própria conta, ou por imposição da empresa onde atuam. A recompensa pode ser bastante significativa, visto que, em alguns casos, a possibilidade de ascensão dentro da empresa é real. Por vezes, uma colocação em empresa no exterior é uma oportunidade imperdível e também real, visto que as empresas carecem de profissionais aptos a comunicar-se em outro idioma, a exemplo, empresas do ramo coureiro-calçadista e da tecnologia da informação.

Ingried Maria Weber

Especialista em Estudos Avançados em Inglês e Formação Pedagógica para Docentes e diretora da Cliff Idiomas 


Edição nº 15 - Fevereiro/Março de 2018

Rua Marcílio Dias, 15 - Bairro Lyra - Estância Velha - RS